Natureza de Portugal e Almada retratada em livro de fotografia de Luís Quinta



Lembra-se de Luís Quinta, um dos nomes mais conceituados da fotografia de natureza, em Portugal, e que entrevistámos recentemente? Agora, o fotógrafo juntou-se à Câmara Municipal de Almada num livro que retrata o seu percurso de 25 anos – são mais de 200 páginas com histórias e imagens da biodiversidade e geodiversidade de Portugal e Almada.

Denominado “Luís Quinta: 25 anos de fotografia; Natureza em Portugal | Almada, entre o mar e o rio”, o livro integra um amplo trabalho de estudo, caracterização e divulgação dos valores naturais que o território de Almada apresenta, que tem vindo a ser dinamizado pelo Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada.

A obra custa 20€ e pode ser comprada na Ecoteca de Almada e Museu da Cidade.

Luís Quinta é um dos mais conhecidos fotógrafos de natureza nacional. Já trabalhou para conceituadas publicações nacionais e internacionais, como a National Geographic Magazine, Visão, Rotas do Mundo, Grande Reportagem, Volta ao Mundo, Rotas e Destinos, Público, Expresso, Diário de Notícias, entre outras. Ao nível das revistas de natureza, publicou imagens na BBC Wildlife Magazine, Terre Sauvage, Geo, entre outras. Além dos jornais e revistas publicou ainda várias imagens em livros, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Distinguido com o primeiro lugar na categoria de Reportagem Submarina no prestigiado Festival Mundial de Imagem Submarina do Mundo, em Antibes, França, em 1993, viu algumas das suas imagens usadas em produções filatélicas dos Correios de Portugal. Em 2004 foi homenageado pelo Governo de Portugal com a distinção de “Novos Heróis do Mar”; em 2009 integrou o “Dream Team” de fotógrafos de natureza, no maior projeto de fotografia sobre o mundo natural “Wild Wonders of Europe”; ainda em 2009, foi convidado para membro do International Environment Photographes Association, onde participou em diversas exposições no Japão.

Em 2012, venceu a categoria Plantas e Fungos no Concurso Internacional de Fotografia de Natureza – ASFERICO, em Itália. Foi co-autor, no início de 2013, do filme de história natural “Arrábida – da serra ao mar”, uma colaboração com a SIC.

As suas fotografias já passaram por Portugal e um pouco por todo o mundo, tanto em exposições colectivas como individuais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...