Navigator debate bioeconomia como solução para um futuro sustentável
A The Navigator Company realiza, hoje, dia 7 de novembro, a 14ª Edição do Fórum de Sustentabilidade, dedicada à importância da bioeconomia e dos bioprodutos como forma de criar valor sustentável a partir de soluções renováveis presentes na natureza, em alternativa à utilização de recursos de origem fóssil e como resposta no combate às alterações climáticas.
Sob o tema “Bioeconomia: o Caminho para um Futuro Sustentável”, o encontro decorre no Centro de Congressos de Aveiro e conta também com transmissão online através do website http://thenavigatorcompany.com/forum-sustentabilidade-2022. A iniciativa pretende promover o diálogo e a cooperação com os principais stakeholders da Navigator, reunindo um conjunto de especialistas nacionais e internacionais, explica a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “O Papel das Soluções Baseadas na Natureza” está em destaque através da participação de Mark Wishnie, Chief Sustainability Officer e Head of Landscape Capital na área de Asset Management da BTG Pactual Timberland Investment Group, uma das maiores e mais antigas gestoras de ativos florestais do mundo. O especialista em floresta, que integra o Comité Executivo do The Forests Dialogue, uma iniciativa da Universidade de Yale, traz para o debate a sua visão sobre a importância da gestão à escala da paisagem e da coexistência de diversos tipos de florestas como forma de dar resposta aos desafios das alterações climáticas, da conservação da diversidade biológica ou da oferta de matérias-primas e produtos de base natural.
A importância do “Conhecimento ao serviço da Bioeconomia” é outro dos temas em foco, nomeadamente por José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TEC e do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O painel de debate sobre o papel da “Inovação na Bioeconomia Circular de Base Florestal” reune Anabela Carvalho, Assessora de Estratégia e Internacionalização da Agência Nacional de Inovação, Carlos Pascoal Neto, Diretor do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, Francisco Gírio, Coordenador da Unidade de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e José Manuel Iglesias Vilas, Presidente do Cluster da Madeira e o Deseño de Galicia.
A realização desta sessão do Fórum de Sustentabilidade em Aveiro “está ancorada no desenvolvimento de um projeto industrial relevante da Navigator nesta região, iniciado nos anos 50 do século XX, e no desenvolvimento de uma sólida atividade de I&D, através do trabalho levado a cabo pelo RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, de que se destaca a geração de conhecimento com as universidades suas parceiras”, conclui.