Nem todos os detergentes para a loiça são “verdes”, alerta Deco Proteste



A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, fez parte de um estudo no âmbito do projeto europeu CLEAN no qual foram analisados 116 detergentes de máquina e de lavagem manual. O objetivo era avaliar o impacto ambiental das suas fórmulas e das suas embalagens.

Os dados revelam que mais de metade dos detergentes para a máquina da loiça não são amigos do ambiente, apenas 35% revelou ter baixo impacto ambiental, mas que 56% dos detergentes manuais têm um bom/muito bom desempenho ambiental.

Os detergentes de máquina são os que possuem maior nível de substâncias nas suas fórmulas, chegando às 35 substâncias diferentes. “Em cerca de dois terços dos produtos analisados havia, pelo menos, um ingrediente na lista de substâncias preocupantes (perfumes/fragrâncias e corantes) que se podem evitar em detergentes porque não comprometem a eficácia”, explica a DECO PROTESTE.

Relativamente às embalagens, concluiu-se que as marcas não estão propriamente interessadas em melhorar a sua sustentabilidade, como se pode observar, por exemplo, no facto de não utilizarem materiais reciclados na sua composição.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...