Nepal: novo abalo foi réplica do sismo de Abril
O sismo de 7.3 na escala de Richter registado hoje no Nepal foi uma réplica do sismo de 25 de Abril, que causou 8.150 mortos semeou um cenário trágico em Katmandu, a capital, e outras cidades, vilas e aldeias.
De acordo com vários cientistas ouvidos pelo Mashable, os dois sismos estão ligados, apesar de terem ocorrido a 240 quilómetros de distância. O epicentro do novo sismo é um local de grande movimentação entre as placas tectónicas da Índia e Euroásia, estando por isso mais vulnerável à ocorrência de sismo.
De acordo com o Mashable, cerca de 100 réplicas já se seguiram ao sismo inicial, sendo a de hoje a mais violenta. De acordo com as autoridades, o sismo de hoje vitimou 42 pessoas e feriu 1.117.
Também o site da US Geological Survey (USGS) explica que estes dois sismos estão relacionados, como pode ver aqui. O site norte-americano explica ainda que, tendo em conta a geologia do Nepal, o facto de ocorrer um sismo numa determinada localização leva à ocorrência de outros, em diferentes locais.
Recorde a nossa notícia de ontem à noite, sobre os animais que sobreviveram ao primeiro sismo, e a respectiva fotogaleria.
[nggallery id=1791 template=greensavers]