Neste concurso para as escolas, quem reciclar mais óleo é o grande vencedor
A 1ª Edição do Concurso Regional Escola PRIO TOP LEVEL foi oficialmente lançada na passada sexta-feira, no Museu Judaico em Belmonte. Na presença de diversos autarcas da região foi apresentada a iniciativa que visa promover e incentivar, junto da comunidade escolar, a separação e reciclagem de óleos alimentares usados (OAU).
Organizada pela PRIO e pela Hardlevel, em parceria com a RNAE- Associação de Agência de Energia e Ambiente e pela ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, a 1ª Edição do Concurso Regional Escola PRIO TOP LEVEL conseguiu na fase de candidaturas mobilizar 23 escolas e perto de 6.000 alunos, o que demonstra o sucesso e o impacto que esta iniciativa irá ter na região.
O concurso terá a participação dos alunos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos de 10 municípios da região da Beira Interior, sendo estes, Almeida, Belmonte, Figueira Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Pinhel, Gouveia, Seia e Covilhã.
Durante 4 meses o desafio está lançado junto da comunidade escolar – cada escola tem um oleão simples PRIO TOP LEVEL a seu cargo para recolher a maior quantidade de OAU por aluno, cada aluno irá receber um kit didáctico composto por: jogo de cartas didácticas, para que possam jogar em família e ao mesmo tempo aprender qual a importância de reciclar o OAU, e um funil para tornar mais fácil o acto de reciclar.
Em paralelo serão realizadas acções de sensibilização em cada escola, que contará com a presença da Mascote Ólina e com uma equipa da organização para explicar a importância da reciclagem de OAU e como se transforma OAU em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente. Esta edição conta com site, onde se convida toda comunidade escolar que está inscrita no Concurso a consultar o regulamento, a conhecer o projecto PRIO TOP LEVEL, a descarregar actividades lúdicas para jogar com família e amigos, bem como o jogar online o PAC-OLINA.
Esta iniciativa online terá prémios mensais para os alunos que ficarem em 1º lugar do ranking no último dia de cada mês terminando a 31 de Maio.
“Acreditamos que esta iniciativa terá um impacto muito positivo, quer para o ambiente quer para a região. Com a dinâmica associada a este Concurso, iremos sensibilizar os cerca de 6.000 alunos inscritos bem como toda a comunidade envolvente. Juntos queremos sensibilizar a população jovem da região da Beira Interior para reciclar o óleo alimentar usado; chegar à casa das 78.000 famílias que residem nos 10 Municípios participantes e recolher cerca de 10.000 litros de óleos alimentares usados.”, referiu durante a cerimónia, Nuno Correia da Prio.
Foto: via Creative Commons