Netflix: oito documentários para ver com atenção



Por vezes tudo o que queremos é ver um bom documentário que abale as nossas ideias pré-concebidas e nos faça reflectir no que estamos a ver, muito tempo depois de desligarmos a televisão.

A lista é responsabilidade do blogue Insecta Shoes, e é um catálogo de documentários que podem ser um abrir de olhos para diferentes realidades, ou o ponto de partida para algumas mudanças na sua vida.

Fat, Sick & Nearly Dead (2010)– Este documentário acompanha o processo de mudança de Joe Cross para uma alimentação mais saudável, como forma de recuperar a sua saúde. Através de um regime alimentar mais equilibrado, Joe tenta livrar-se dos remédios e viver o seu dia-a-dia em pleno.

Fed Up (2014) – Com baterias apontadas à indústria alimentar e aos seus malefícios, Fed Up aborda a epidemia da obesidade e da obesidade infantil. Fed Up faz-nos questionar muitas das ideias pré-concebidas que temos sobre a alimentação, mostrando, por exemplo, como o açúcar é usado para controlar as populações.

GMO OMG (2013) – Podem realmente os alimentos transgénicos afectar a nossa saúde e o planeta? Quais as verdadeiras consequências de os ingerirmos a longo prazo? Jeremy Seifert embarca numa viagem pelo Haiti, Paris, Noruega, na busca de respostas sobre um dos assuntos mais controversos da actualidade.

Bottled Life (2013) – Num trabalho de investigação jornalístico notável, Res Gehringer tenta entender a construção do lucrativo negócio de venda de água engarrafada, numa das maiores empresas de bebidas e alimentos do mundo.

No Impact Man (2009) – Uma família com posses a viver em Manhattan decide deixar tudo para trás e durante um ano viver de forma totalmente eco-eficiente. Collin Beavan decidiu abrir mão do plástico e das toxinas, desligar a electricidade e andar só de bicicleta. É um documentário que mostra como é possível levar uma vida mais rica com menos.

Milk (2013)– É uma moda passageira ou o leite de vaca é realmente pouco recomendado ao consumo humano? Partindo desta premissa, o documentário faz uma análise profunda à indústria leiteira norte-americana e, ouve opiniões distintas sobre os benefícios e as consequências de incluir esta bebida na alimentação diária.

Vanishing Of The Bees (2009) – O filme aborda o papel fundamental, mas porém pouco conhecido, que as abelhas têm na produção de inúmeros alimentos. Procura-se uma explicação para a morte demilhões de abelhas, e como alguns países estão a reagir ao problema. O documentário mostra ainda como as abelhas estão a ser manipuladas, para produzirem mais em menos tempo, provando que nem um animal tão pequeno está imune à crueldade do Homem.

The End Of The Line (2009) – Notícias recentes mostram que a captura de peixe está muito próxima de atingir os níveis máximos. Este documentário já com alguns anos, mas completamente actual, vem mostrar os impactos devastadores da pesca em excesso. A moda do sushi e do peixe a baixo custo, aniquilaram por completo algumas espécies marinhas e o documentário vem lançar um alerta: se quisermos recuperar a vida marinha, temos que repensar seriamente o nosso consumo de peixe.

Foto: Iain Watson / Creative Commons

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...