New Waste: a nova loja de roupa vintage reutilizada da baixa lisboeta (com FOTOS)
É entre as lojas de comércio tradicional na baixa pombalina de Lisboa – mais propriamente no 206 da Rua da Prata – que encontramos a New Waste, uma loja de roupa vintage que se baseia no conceito do upcycling.
Aberta nas vésperas da revolução – 24 Abril deste ano -, também a New Waste quer revolucionar o panorama da moda na capital, oferecendo peças únicas reaproveitadas de acordo com as tendências e amigas do ambiente.
Assim, Susana Korn e Carla Belchior transformam material têxtil usado, em final de vida ou fora de moda, em peças adaptadas às tendências de moda actuais. Muitas destas peças provêm das lojas da Outra Face da Lua, da qual Carla Belchior é proprietária. Conduto, a mentora explica que os dois projectos se diferenciam, uma vez que a Outra Face da Lua apenas vende roupa vintage em segunda mão e a New Waste vende roupa reaproveitada, que de outra maneira não seria utilizada.
A primeira colecção da loja assenta principalmente na reutilização e adaptação de camisolas de ciclismo, que foram transformadas em vestidos vintage. Além de vestidos, é possível encontrar vários modelos de saias, calções e tops.
Apesar de colecção ser direccionada para um público feminino jovem, existem peças unissexo e vestuário que pode ser utilizado por mulheres mais velhas. “O público-alvo é maioritariamente jovem mas tentamos fazer com que as peças funcionem também em pessoas mais velhas”, explicou Susana Korn ao Green Saver durante a abertura da loja. De acordo com Susana, o objectivo da New Waste é “revolucionar a maneira como as mulheres encaram a moda através da utilização de material reaproveitado”.
Além das peças de vestuário, a New Waste vende também bijuteria, que é feita de material reaproveitado, nomeadamente material eléctrico. As peças encontram-se expostas em portas que foram restauradas para o efeito. O vestuário também está exposto em cabides originais não menos ecológicos, feitos a partir de antigas canalizações de metal que são suportadas por vigas de caminhos de ferros reaproveitados.
Siga a New Waste no Facebook.
A New Waste vende ainda carteiras e bolsas de marca nacional que são fabricadas a partir de restos de estofos de automóveis. “Normalmente estes restos iam parar a aterros e desta forma podem ser reaproveitados”, indica Susana Korn.
As peças são transformadas no atelier por baixo da loja e o único transporte utilizado para transportar o vestuário até à loja são as pernas de quem sobe e desce as escadas do atelier até à loja. Os preços rondam os €20/30 em média.
[nggallery id=611 template=greensavers]