New York Times destaca sardinhas assadas e queijo da serra
George Mendes, o chef do restaurante nova-iorquino Aldea, guiou o The New York Times na visita aos sabores portugueses do início do Verão: as sardinhas assadas. O local escolhido foi o Seabra’s Marisqueira, em Newark, um dos primeiros restaurantes portugueses da área metropolitana de Nova Iorque.
Num artigo publicado ontem, o NYT explica como a comida portuguesa ganha um novo sabor, nesta marisqueira nova-iorquina, durante estes dias. “Cada dentada [na sardinha] é uma meditação nas compatibilidades antigas do sal, peixe, limão e azeite, com poucas semelhanças da típica sardinha enlatada”, explica o jornal.
“Nunca soube o que eram sardinhas em lata”, explicou o chefe Mendes. “Quando era pequeno, a minha mãe tinha sempre dezenas de sardinhas congeladas”. O artigo faz parte de uma série de reportagens que o NYT está a desenvolver sobre chefs que procuram as suas raízes culinárias, chamado Taste Like Home.
George Mendes cresceu em Connecticut, e parte das suas lembranças de 40 anos chegam dos almoços de domingo, que duravam até ao jantar. “Fico bastante contente ao ver que esta cultura ainda está viva”, explica Mendes, que quer abrir uma cervejaria onde os nova-iorquinos possam beber cerveja e comer marisco.
Na Seabra’s Marisqueira não falta ameijoas à Bulhão Pato ou queijo da serra. “Não tenho este queijo há muito tempo, é difícil comprá-lo em Nova Iorque – a minha mãe costumava trazê-lo numa mala. É tão bom… não consigo parar de comer”, continuo o luso-descendente.
O NYT realça ainda o facto de George Mendes regressar a Newark para relembrar os sabores portugueses, que cresceu a apreciar em casa. Leia o artigo.