Um oásis na cidade

A cidade de Newark, no estado norte-americano de New Jersey, vai inaugurar em breve a maior quinta vertical interior do mundo, um espaço com 6.410 metros quadrados que será a sede corporativa global da AeroFarms, uma empresa de agricultura urbana que será capaz de cultivar por aeroponia, por ano, 910 toneladas de vegetais.

Segundo o Inhabitat, para além de trazer alimentos frescos, nutritivos e sem pesticidas para a comunidade de Newark, o projecto permitirá criar 78 novos empregos na cidade até ao final deste ano.

Desenvolvido pela AeroFarms em parceria com a empresa de gestão imobiliária RVH, com a Goldman Sachs Urban Investment Group, Prudential Financial e a própria cidade, o projecto deverá abrir no final do ano e aproveitará também para gerar electricidade através das renováveis, sobretudo energia solar.

Paralelamente, a quinta vertical irá obrigar à remodelação de uma antiga fábrica de aço, ajudando a dar uma nova vida a um bairro que já estava planeado para ser a “mercearia” biológica da cidade de 280 mil pessoa – e onde vive uma das maiores comunidades luso-americanas do mundo.

O processo sustentável irá utilizar água reciclada, zero pesticidas e fertilizantes e ocupará menos espaço que uma quinta tradicional. Existirá equipamento para monitorizar e regular a quantidade de dióxido de carbono que as plantas recebem e a intensidade dos LED. Veja algumas fotos do projecto.

Deixar uma resposta