Nicarágua: um vulcão ligado à internet
Um explorador, uma companhia de energia e as autoridades locais estão a unir esforços para criar um sistema de alerta antecipada para o vulcão Masaya, na Nicarágua. Mais de 80 sensores com acesso à internet por wi-fi estão a ser instalados no interior deste vulcão.
Localizado nos arredores da cidade de Manágua, capital da Nicarágua, o vulcão Masaya está a ser encarado como um projecto-piloto para a detecção atempada dos sinais de aviso de actividade vulcânica. Cada um dos 80 sensores com ligação à internet irá recolher dados preciosos do interior do vulcão, a mais de 365 metros da superfície, como os níveis de gás, temperatura, gravidade e pressão atmosférica.
O projeto é liderado pelo realizador/explorador de vulcões Sam Cossman, e conta também com uma equipa de investigadores, que nas próximas semanas estará ocupada a descer às profundezas do vulcão Masaya para instalar estes sensores.
Todos os dados recolhidos nesta expedição estarão disponíveis nas principais redes sociais, como snapchat, twitter, youtube e facebook, para consulta online.
Mais do que uma ideia de entretenimento para as massas, este projecto-piloto pode ajudar a criar um eficiente sistema de alerta para as comunidades que vivem perto dos cerca de 1500 vulcões activos espalhados por todo o mundo.