Nigéria: Quase 250 mil crianças vítimas de desnutrição aguda
Mais de 250 mil crianças sofrem de subnutrição aguda grave e elevado risco de morte, no nordeste da Nigéria, como consequência da crise humanitária causada pelo movimento Boko Haram, avança hoje um relatório da Unicef.
Segundo os números apresentados pela agência das Nações Unidas para a Infância, das 244 mil crianças que sofrem de subnutrição aguda grave em Borno, nordeste da Nigéria, cerca de 50 mil poderão mesmo falecer se não receberem rapidamente o tratamento adequado.
“Em média, cerca de 134 crianças morrerão por dia devido a causas associadas à subnutrição aguda, se a resposta não for reforçada rapidamente,” afirmou Manuel Fontaine, Director Regional da UNICEF para a África Ocidental e Central, que acaba de regressar de uma deslocação ao estado de Borno.
A verdadeira dimensão da crise pode ser ainda mais grave, uma vez que há quase dois milhões de pessoas ainda não conseguiram chegar ao estado de Borno. Por todo o país, há localidades completamente destruídas, onde famílias sobrevivem com acesso muito limitado ao mais básico da condição humana, como água, comida e saneamento básico.
A Unicef está já a trabalhar com vários parceiros para acelerar o tratamento das crianças com subnutrição, melhorando o acesso a água e saneamento. A resposta humanitária da organização inclui também a prestação de cuidados de saúde, educação e apoio psicológico às crianças afectadas pela violência.
Foto: Department for International Development / Creative Commons