Nike cria sola de chuteira impressa em 3D (com FOTOS)

A nova sola promete ajudar a maximizar a prestação dos atletas. Velocidade e tracção ao solo melhoradas são as mais-valias conseguidas através do calçado.

Green Savers

A Nike acabou de lançar a primeira chuteira de futebol que utiliza tecnologia de prototipagem rápida. Não pesando mais do que 159 gramas, a Vapor Laser Talon ostenta uma sola impressa em 3D, projectada para oferecer uma óptima tração ao campo.

Trata-se da primeira sola impressa em 3D no mundo do desporto. Foi feita para ajudar os jogadores de futebol a acelerar mais rapidamente nos primeiros 10 metros, além de permitir uma travagem segura.

A gigante do desporto concebeu a sola de pitons recorrendo à Sinterização Selectiva a Laser (SLS), uma técnica de fabrico que utiliza lasers de alta potência para fundir pequenas partículas de materiais em forma tridimensional. O processo, de acordo com a Nike, permitiu que o protótipo tenha uma sola e um sistema de tração totalmente funcionais.

O resultado foi alcançado numa fracção do tempo tradicional de concepção de calçado. Recorrendo à impressão 3D, a Nike foi capaz de fazer actualizações ao projecto em questão de horas, em vez de meses, como é habitual.

A SLS dissipa os limites de engenharia do fabrico convencional, permitindo a criação de formas que não eram possíveis anteriormente – e poucas horas, com tudo o que isto representa para a sustentabilidade do projecto.

“A tecnologia SLS tem revolucionado a forma como nós projectamos as solas – mesmo para lá do futebol – e dá à Nike a capacidade de criar soluções que não eram possíveis dentro das limitações dos processos de fabrico tradicionais”, disse em comunicado Shane Kohatsu, director da Nike Footwear Innovation.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.