Ninhada de lobos mexicanos nasce em liberdade pela primeira vez em 30 anos
Tal como a maior parte do resto dos lobos no mundo, os lobos mexicanos – uma subespécie do lobo cinzento – têm tido uma relação complicada com os humanos. Depois de mais de um século de caça intensiva, já que constituíam um perigo para o gado das quintas que foram construídas nos seus territórios, a espécie extinguiu-se praticamente há 30 anos.
Mas agora, depois de há três anos as entidades ambientais mexicanas iniciarem um plano de recuperação e começarem a criar a espécie em cativeiro para ser libertada na natureza, os esforços de conservação começam a dar resultados. Pela primeira em três décadas, uma nova ninhada de crias de lobo foi identificada no habitat natural.
“Esta primeira ninhada representa um importante passo para o programa de recuperação, porque estes lobos nunca tiveram contacto com humanos, ao contrário dos lobos nascidos em cativeiro”, afirma a Comissão Nacional para as Áreas Naturais Protegidas do México em comunicado, cita o Dodo.
A comissão espera agora que este seja o início da prosperidade da espécie, que continuará a ser protegida e monitorizada no seu habitat natural.
Foto: palmerb16 / Creative Commons