Nissan apresenta elétrico Ariya movido a energia solar

Testes em ambiente real mostram que os painéis solares garantem mais 23 km de autonomia num dia de sol.

Green Savers Redação

A Nissan revelou um Nissan Ariya movido a energia solar, um estudo sobre como os veículos elétricos do futuro poderão utilizar uma das fontes de energia renovável mais abundantes do mundo: o sol, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, desenvolvido por engenheiros da equipa de Planeamento Avançado de Produtos da Nissan, no Dubai, e da equipa de Planeamento de Grupos Motopropulsores, em Barcelona, o Nissan Ariya surge com 3,8m2 de painéis fotovoltaicos de alta eficiência integrados no capot, tejadilho e porta da bagageira.

Estes painéis solares à base de polímeros e vidro convertem a luz solar em energia DC, gerida através de um sistema avançado desenvolvido para otimizar o uso de energia e diminuir a necessidade de se usar carregadores elétricos externos.

Testes em ambiente real revelam o potencial transformador do sistema:

  • Em condições ideais, o sistema pode proporcionar até 23 km de autonomia extra por dia;
  • Em cidades com elevada exposição solar, como Barcelona, o veículo consegue produzir energia para uma autonomia solar média de 17,6 km;
  • As médias anuais mostram ganhos significativos a nível global: 10,2 km/dia em Londres, 18,9 km/dia em Nova Deli e 21,2 km/dia no Dubai;
  • Dependendo da utilização, os condutores conseguem reduzir a frequência de carregamento em 35% a 65%;
  • Uma viagem de duas horas de 80 km pode produzir 0,5 kWh de energia limpa, adicionando até 3 km de autonomia gratuita e sem emissões.

Este desempenho tem fortes implicações para regiões com infraestruturas de carregamento limitadas. Os condutores poderiam desfrutar de intervalos mais longos entre carregamentos, maior autonomia e menor custo de propriedade ao simplesmente estacionar ou conduzir ao sol.

Uma colaboração que transformou uma ideia arrojada em realidade

O projeto começou com uma pergunta simples, mas ambiciosa: “e se os veículos elétricos pudessem carregar-se sozinhos?” Esta questão deu origem a uma parceria com a Lightyear, empresa holandesa inovadora em mobilidade solar, que forneceu a tecnologia de painéis solares de última geração trabalhada depois pelos engenheiros da Nissan.

Os testes iniciais de longa distância – incluindo uma viagem de 1550 km entre os Países Baixos e Barcelona – demonstraram que a integração de painéis solares poderia diminuir o número de visitas a postos de carregamento de 23 para 8 (no caso de um condutor que percorra 6000 km/ano).

“O Nissan Ariya movido a energia solar dá forma à crença da Nissan de que a inovação e a sustentabilidade devem avançar lado a lado. Ao explorar a ideia de que os veículos podem criar a sua própria energia renovável, estamos a abrir as portas para novas oportunidades para os clientes – maior liberdade, menor dependência de carregamento e um futuro mais limpo. Este conceito não é apenas um marco técnico; é uma visão de como a Nissan pretende liderar a próxima fase da mobilidade elétrica”, afirmou Shunsuke Shigemoto, vice-presidente de ePowertrain & Internal Combustion Engine Powertrain (ICE), Technology Research & Advanced Engineering & Chief Powertrain Engineer, Nissan AMIEO.

Um passo em direção à neutralidade de carbono da Nissan em 2050

O Nissan Ariya movido a energia solar “reflete o compromisso de longo prazo da Nissan em construir um mundo mais limpo e conectado. Ao explorar o carregamento solar como uma solução integrada para veículos elétricos, a Nissan continua a inovar em direção à sua ambição global de alcançar a neutralidade de carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050”.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.