Nissan vai plantar 160 mil árvores em Portugal
A Nissan anunciou em fevereiro passado o programa LEAF4Trees, que pressupõe a plantação de árvores no Centro de Portugal em função dos quilómetros percorridos pelos proprietários nacionais dos automóveis elétricos Nissan LEAF e e-NV200, entre 1 abril de 2017 e 30 de junho deste ano.
A iniciativa resulta do desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal, a que se juntou o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e que recebe o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Segundo a Nissan Portugal, os veículos Nissan 100% elétricos evitaram, nos quinze meses analisados, a emissão 2,231 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), que teriam de ser compensadas por mais de 159 mil árvores.
«O programa LEAF4Trees é um exemplo de como a Mobilidade Inteligente da Nissan está a contribuir para criar um Ecossistema Elétrico que muda profundamente a forma como conduzimos e como vivemos, tornando a vida de todos mais sustentável e emocionante», salienta Antonio Melica, Diretor Geral da Nissan em Portugal.
«Em boa hora o Turismo Centro de Portugal lançou à Nissan o desafio de colaborar na reflorestação do Pinhal do Rei. A ideia cresceu e o resultado superou todas as expetativas, uma vez que esta parceria vai ser responsável pela plantação de quase 160.000 árvores, um número muito significativo. Este projeto em conjunto com a Nissan constitui motivo de orgulho e satisfação para o Turismo Centro de Portugal», sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. «Fazemos votos para que outras empresas e instituições sigam o bom exemplo dado pela Nissan, apoiando projetos que tenham impactos positivos em regiões afetadas por catástrofes naturais», acrescenta.
Como funciona o LEAF4Trees?
Todos os Nissan LEAF podem, se os seus proprietários assim o entenderem, ligar-se ao centro de dados mundial da Nissan, partilhando informações relativas ao número de quilómetros percorridos e energia consumida. Em Portugal, 44% dos Nissan LEAF atualmente em circulação estão ligados à central da Nissan.
Durante o período de recolha de dados da iniciativa LEAF4Trees – de 1 de abril de 2017 até 30 de junho de 2018 – os proprietários de Nissan LEAF e e-NV200 em circulação em Portugal percorreram 21 668 071 quilómetros. Este número representa uma não emissão de 2 231 811,291 toneladas de CO2, com base nas emissões médias da Nissan em Portugal em 2017, que foram de 103gr/km (dados oficiais ACAP).
Ou seja, os automóveis zero emissões da Nissan que circulam atualmente em Portugal tiveram, apenas durante o período de avaliação do LEAF4Trees, um impacto positivo sobre o Ambiente em Portugal equivalente ao “trabalho”, durante esse mesmo período, de 159.415 árvores. Assim, a Nissan Portugal irá assim plantar, em colaboração com o Turismo Centro de Portugal e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza, esse mesmo número de árvores no Pinhal de Leiria, duplicando o efeito benéfico sobre as emissões de CO2 devidas aos condutores de automóveis 100% elétricos da Nissan.