Niterói inaugura o maior estacionamento solar do Brasil



Desde Novembro que a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, tem o maior estacionamento solar do Brasil em geração distribuída, o que lhe permite a geração de energia para consumo próprio e a partilha do excedente gerado com o sistema eléctrico.

Desenvolvido pela Prátil, empresa de serviços do grupo italiano Enel, o estacionamento foi construído na sede das empresas do grupo, no bairro de São Domingos e tem espaço para 20 carros, numa área de 260 metros quadrados.

No total, foram instalados 175 painéis solares, que geram cerca de 60.000 kWh/ano, o suficiente para abastecer mais de 30 residências com um consumo médio de 155 kWh/mês por ano.

“A energia gerada será utilizada no próprio prédio da empresa”, explicou a Prátil em comunicado enviado ao Green Savers. Por outro lado, a geração solar evitará a emissão de 5,2 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

A Prátil conta já com 40 projectos de instalação de sistemas residenciais e comerciais de microgeração nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Brasília, Ceará, Pará e Santa Catarina, todos em território brasileiro.

O uso da energia gerada pelo estacionamento solar no prédio da empresa será possível por meio da geração distribuída, regulamentada pela Resolução 482 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica brasileira. De acordo com a resolução, o cliente pode gerar energia para consumo próprio e partilhar o excedente com a rede secundária, resultando num crédito monetário na sua conta de luz.

Até Agosto de 2014, 48 clientes já foram ligados ao sistema de geração distribuída pelas distribuidoras de energia do grupo Enel. A energia solar representa 70% dos bolo global dos projectos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...