No interior desta árvore com 800 anos escondem-se duas pequenas capelas
Numa pequena aldeia de França existe um carvalho que subsiste desde os tempos de Louis IX e no seu interior alberga não uma mas duas pequenas capelas. Situada em Allouville-Bellefosse, a árvore é a mais velha de França.
Conhecido como o “Chêne Chapelle”, o carvalho alberga as capelas de Notre Dame de la Paix e a Chambre de l’Ermite, possibilitando assim dois locais de culto para os religiosos. Não se sabe exactamente quando foram incrustadas as capelas no interior do carvalho, mas estima-se que tenham vários séculos.
No final do século XVII, a árvore sobreviveu a um incêndio provocado por um relâmpago, que acabou por criar um buraco no interior da árvore. Interpretando o acontecimento como um sinal divino, o padre local pediu que o carvalho fosse transformado numa capela.
Porém, a existência da árvore é conhecida desde o reinado de Louis IX de França (1214 – 1270), o que faz com que tenha pelo menos cerca de 800 anos. Desde então, o carvalho sobreviveu à Guerra dos Cem Anos, à Peste Negra, à Reforma Protestante e à Revolução Francesa.
Actualmente, a árvore recebe milhares de fiéis que visitam o local e a sua secularidade começa a dar sinais de existência, pois já são necessários suportes internos e externos para a suportar.
[nggallery id=3412 template=greensavers]