Noruega alberga depósito de todas as sementes da humanidade (com FOTOS)

Situado numa ilha do Árctico, na costa da Noruega, o cofre de sementes global Svalbard abriga mais de dois mil milhões de sementes, de quatro milhões e meio de diferentes tipos.

O reservatório foi criado pelo conservacionista Cary Flower, da Global Diversity Trust, tendo a sua construção custado pouco mais de €4 milhões (R$ 13,8 milhões). Desde a sua abertura, em 2006, aceitou o depósito de sementes de todo o mundo.

Este banco de sementes é capaz de resistir a um ataque nuclear e tem como objectivo preservar as culturas da ocorrência de desastres naturais, das mudanças climáticas, da natureza e de guerras.

As baixas temperaturas e o reduzido limite de oxigénio no interior do reservatório previnem o envelhecimento das sementes. A estrutura circundante às instalações ajuda a manter a reduzida temperatura das sementes, caso o fornecimento de energia eléctrica falhe.

Estas incríveis imagens, tiradas pelo fotógrafo Jim Richardson, dão um raro vislumbre do interior do reservatório de sementes, designado “Dia do Julgamento”, o qual protege o fornecimento alimentício de todo o mundo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...