Noruega continua a procurar engenheiros em Portugal
“Os portugueses têm qualidade, ética de trabalho e falam um bom inglês”. A afirmação pertence a Bent Bakken, primeiro secretário da Real Embaixada da Noruega, que destacou o valor dos engenheiros portugueses na conferência Trabalhar e Viver na Noruega, organizada pela Ordem dos Engenheiros.
Segundo o responsável, a Noruega continua a procurar engenheiros em Portugal, uma afirmação corroborada por Eli Syvertsen, conselheira da EURES – rede europeia de serviços de emprego -, que apresentou algumas das muitas oportunidades de emprego “num país onde o salário médio mensal é de €4.500, um dos mais altos da Europa, e onde os trabalhadores portugueses são muito bem vistos”.
A responsável realçou as oportunidades de emprego, para engenheiros portugueses, nas empresas Qmatec – “que já emprega vários” -, Norsafe, Origo Solutions e NOV (National Oiwell Varco), empresa que tem em curso um processo de recrutamento para a unidade que abriu recentemente em Portugal.
De acordo com o Construir, a conferência teve o objectivo de promover “o contacto entre os candidatos a emprego e os empregadores interessados em recrutar fora do país”, e é mais uma das demonstrações de interesse da indústria norueguesa nos profissionais portugueses – neste caso, nos engenheiros.
Foto: vila norueguesa, sob licença Creative Commons