Noruega é o país mais bem preparado para resistir às alterações climáticas
Todos os anos, a Universidade de Notre Dame publica a actualização do Global Adaptation Index, uma lista onde indica as nações mais bem preparadas para enfrentar as alterações climáticas e as que menos preparadas.
No topo do ranking deste ano está a Noruega como o país mais bem preparado para enfrentar as alterações climáticas. Seguem-se a Nova Zelândia, Suécia, Finlândia e a Dinamarca fecha o pódio dos primeiros cinco lugares. Portugal surge no 29º lugar, posição que mantém desde 2012.
O índice avalia a resiliência nacional de 175 países, baseada na respectiva vulnerabilidade às alterações climáticas e na sua rapidez de adaptação a inundações, tempestades e desastres naturais consequentes das alterações do clima, refere o Motherboard.
As classificações de 2014 surgem com poucas surpresas. As nações mais bem preparadas para responder às consequências das alterações climáticas são maioritariamente países desenvolvidos, tecnologicamente avançados e com maior igualdade social. Os países subdesenvolvidos são os que se encontram no fundo da lista, apresentando pouco acesso a recursos essenciais, pouco avanço tecnológico e políticas económicas quase inexistentes.
Foto: Florian Seiffert (F*) / Creative Commons