Noruega é o primeiro país do mundo com compromisso de ter desflorestação zero



A Noruega torna-se no primeiro país do mundo a comprometer-se com desflorestação zero. Compromisso assumido pelo Comité Permanente do Parlamento da Noruega no âmbito do Plano de Acção da Natureza e Diversidade. Este Comité, aliás, solicitou ao governo que “imponha requisitos que garantam que os contratos públicos não contribuam para a desflorestação da florestal tropical”.

O mesmo Comité pediu ainda que o governo proteja a biodiversidade através da aplicação de novas políticas e de investimentos realizados pelo Banco de Investimento Norueguês, que gere o Fundo Global de Pensões da Noruega, pode ler-se no inhabitat.

Para Nils Hermann Ranun da Rainforest Foundation Noruega “esta é uma importante vitória na luta da protecção da floresta tropical. Nos últimos anos, algumas empresas comprometeram-se a cessar a aquisição de bens que podem contribuir para a destruição da floresta”.

“Até agora este compromisso não era acompanhado por compromissos similares por parte dos governos, pelo que é muito positivo que o Estado Norueguês esteja a seguir o exemplo das empresas e a fazer o mesmo tipo de exigências nos contratos públicos”, acrescenta Hermann Ranun.

A Rainforest Foundation Noruega pediu a outros países para seguirem o exemplo do seu país, nomeadamente à Alemanha e ao Reino Unido, os dois estados que, em 2014 na Cimeira do Clima da Nações Unidas em Nova Iorque, fizeram uma declaração conjunta com a Noruega onde declaravam “a promoção de compromissos nacionais de incentivo ao fim da desflorestação, incluindo a existência de contratos públicos mais sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor dos produtos de origem florestal”.

Foto: gunnsteinlye / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...