Noruega, onde a produção de energia “limpa” se funde na perfeição com a natureza
A Noruega já produz suficiente energia renovável para responder à sua procura de electricidade – através da fonte eólicas, hidráulicas ou geotérmicas – mas continua a construir centrais eléctricas.
É o caso da estação de Ovre Forsland, construída nas montanhas de Helgeland, uma província que fica perto do Círculo Polar Árctico. Apesar de poucos viveram por lá, a área é visitada por milhares de turistas, devido às suas paisagens maravilhosas.
A estação hidroeléctrica produz 30 gigawatts de energia e tenta passar despercebida, confundindo-se com a paisagem que a rodeia.
“A fábrica foi desenhada para reflectir as características da paisagem, que está localizada no leito de um rio, numa clareira perto de uma floresta. A principal inspiração para o design foi a verticalidade e irregularidade dos abetos”, explicou ao Quartz Robin Soderkvist, da Stein Hamre arkitektkontor, a empresa responsável pelo projecto.
Um dos objectivos de construir uma central eléctrica neste local passa por educar os turistas para a energia hídrica. O design incorpora madeira local, pedra, ardósia e vidro.
A central é detida pela Helgelands Krafy e faz parte de uma série de centrais eléctricas desenhadas para se misturar com a paisagem, ao mesmo tempo que geram energia limpa.
[nggallery id=3579 template=greensavers]