Noruega quer exportar 10 toneladas de carne de baleia para a Islândia



A Noruega quer exportar dez toneladas de carne de baleia-de-minke para a Islândia, de acordo com documentos obtidos por organizações conservacionistas. O carregamento está a ser operado pela empresa baleeira norueguesa Lofothval.

Os documentos foram obtidos pelo Animal Welfare Institute e pela NOAH, uma organização de defesa dos direitos dos animais norueguesa, através da Lei de Liberdade de Informação do país. Agora, as organizações querem que os governos de outros países intervenham antes que a exportação seja concretizada.

A exportação, caso seja concretizada, viola um acordo que a Noruega tem com os Estados Unidos há vários anos, que estabelece a não comercialização internacional de carne de baleia e, em retorno, os Estados Unidos não impõem sanções ao país escandinavo.

O país escandinavo é um dos poucos a nível mundial que continua com a prática da caça e comércio de baleia, mesmo depois de ter sido aprovada uma moratória internacional em 1986 para acabar com a prática. No último ano, a Noruega caçou 731 baleias-de-minke, a maior quantidade pescada desde que o país retomou a pesca de cetáceos em 1993, refere o Dodo.

Enquanto os defensores dos direitos dos animais tentam acabar com a prática, o consumo de carne de baleia na Noruega está a diminuir e cerca de 42% dos noruegueses opõem-se à caça de baleias, mas apenas se os animais sofrerem no momento da morte.

Já na Islândia, apenas 3% da população consome carne de baleia-de-minke regularmente. Recentemente, os Estados Unidos impuseram sanções à Islândia pelo comércio de baleia.

Foto:  longwing1 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...