Noruega: vaga de frio do último fim-de-semana congelou cardume de peixes (com FOTOS)
As vagas de frio têm-se multiplicado um pouco por todo o hemisfério norte, nas últimas semanas. O último país a ser atingido foi a Noruega que, no último fim-de-semana, enfrentou temperaturas mais baixas que o normal.
As temperaturas diminuíram o suficiente para congelar um cardume de arenques na costa de Lovund. Segundo Aril Slotte, especialista em peixes pelágicos do Instituto de Investigação Marina da Noruega, os animais terão sido encaminhados para águas menos profundas por corvos-marinhos, um predador destes animais. Impedidos de nadar para águas profundas, com menos probabilidade de congelar, os peixes acabaram por ficar encurralados e congelaram perto da costa.
A água do mar congela a temperaturas na ordem de -1,9ºC, uma temperatura ligeiramente mais baixa que a água doce. Segundo a Norwegian Broadcasting Corporation, a emissora pública, as temperaturas em Lovund atingiram -7,8ºC no último fim-de-semana e foram acompanhadas por ventos fortes, refere o Huffington Post.
Em Janeiro de 2012, cerca de 20 toneladas de arenque deram à costa de uma praia no norte da Noruega. Os cientistas não encontraram causa aparente para a morte dos peixes, mas as hipóteses incluem privação de oxigénio, doença ou tempestades, causas que facilmente podem causar a morte dos peixes em alto mar, que posteriormente são arrastados para terra pelas correntes.
Recorde que recentemente, também na Noruega, um sapo acordou cedo demais devido ao clima ameno, tendo morrido quando o gelo voltou.
[nggallery id=161 template=greensavers]