Norueguês passou um ano a subir às árvores (com FOTOS)
Um amante da natureza completou o desafio de viajar por toda a Europa para subir a uma árvore diferente a cada dia, durante um ano. Henrik Dahle, de 36 anos, escalou 365 árvores na sua jornada por 10 países.
O inglês Dahle deixou o Reino Unido e fez uma viagem rumo às alturas – das copas – por França, Espanha, Itália, Áustria, Suíça, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. Durante a aventura, escalou árvores com quase 30 metros de altura e terá despendido entre 10 e 90 minutos por dia nas subidas. Também entrevistou 80 pessoas em vários ramos de pinheiro, freixo, carvalho, faia, vidoeiro e choupo, de forma a manter a missão mais interessante.
Dahle chegou a subir a uma árvore na Noruega, na véspera de Natal, vestido de Pai Natal, com temperaturas negativas.
A experiência foi sem dúvida um desafio pessoal. Mas o homem depressa percebeu que a actividade se tornaria aborrecida e solitária e foi aí que decidiu começar a convidar outras pessoas para se juntarem a si, entrevistando-as no topo das árvores.
Em Bristol, encorajou 44 pessoas a acompanhá-lo até ao cimo de uma árvore – desde uma mulher grávida de oito meses, a crianças e pessoas com idade na casa dos 50 anos. Dahle entrevistou uma dançarina do ventre e uma turma de alunos, entre muitas outras pessoas.
O aventureiro, que se considera “apaixonado por sustentabilidade e por estar em contacto com a natureza”, revela que esta experiência lhe permitiu relembrar como gostava de subir às árvores quando era criança.
A sua família juntou-se a ele na última escalada, na Noruega, para uma festa da “árvore genealógica”. “Quando terminou, senti-me muito estranho. Podem pensar que eu me sentiria aliviado, mas fiquei tão habituado a olhar para a próxima árvore que foi estranho já não o fazer mais”, explicou ele no fim da missão.
Neste momento, Dahle está a escrever um livro – Uptrees – onde releva esta sua aventura.