A NOS reforçou significativamente a integração da sustentabilidade na sua estrutura financeira, passando a ter cerca de 85% da sua dívida indexada a indicadores e metas de sustentabilidade, na sequência da contratação de 260 milhões de euros em financiamentos bancários sustentáveis, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, as operações, contratadas junto do BBVA, Banco BPI, Banco Montepio, Caixa Geral de Depósitos e Millennium bcp, incluem linhas de crédito indexadas a objetivos de sustentabilidade, com maturidades até 2031. Estes financiamentos substituem linhas existentes e destinam-se a refinanciar necessidades previstas para 2026, reforçando a solidez e a previsibilidade da estrutura de financiamento da empresa no médio e longo prazo.
As operações foram contratadas em condições competitivas e estão alinhadas com a estratégia financeira da NOS, permitindo preservar um custo médio de financiamento reduzido, manter uma posição de liquidez confortável e otimizar o perfil de maturidades, assegurando simultaneamente o suporte à atividade operacional e aos objetivos estratégicos do Grupo.
“Estas operações reforçam a solidez da estrutura de capital da NOS e refletem a confiança do setor financeiro na estratégia e no perfil de risco do Grupo. Ao mesmo tempo, aprofundam a ligação entre o custo do financiamento e o nosso desempenho em matéria de sustentabilidade, em linha com as melhores práticas internacionais e com os compromissos assumidos pela NOS,”afirma Pedro Cota Dias , Diretor de Investor Relations e Corporate Finance da NOS.
Em paralelo, a NOS atualizou o seu Sustainability-Linked Financing Framework, alinhado com os princípios mais recentes da ICMA e da LMA, tendo sido objeto de Second Party Opinion e Limited Assurance Report independentes da KPMG & Associados.
A NOS apresenta um rácio de Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Leasings de 1,6xa 30 de setembro de 2025, abaixo da maioria das empresas do setor das Telecomunicações, evidenciando a solidez do seu Balanço Consolidado.
A sustentabilidade é um compromisso transversal na NOS, que garante que o futuro das comunicações é tão responsável quanto inovador. Em 2025 a NOS foi distinguida em dois rankings internacionais de referência como uma das empresas mais sustentáveis do mundo ( Revista TIME e Financial Times) e é uma de apenas cinco empresas portuguesas presentes em ambas as listas, sendo a única de telecomunicações.









