Nova aplicação permite identificar em tempo real os maiores poluidores da China
Quando o ambientalista Ma Jun se apercebeu que ninguém iria ser responsabilizado pela poluição ambiental da China, decidiu responsabilizar pessoalmente os principais poluidores do país, apontando literalmente o dedo ao problema.
Ma decidiu então, com alguns colegas do Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais chinês, criar um mapa interactivo que mostra, em tempo real, onde estão exactamente os principais poluidores do país – responsáveis pela deterioração da saúde de milhares de chineses e 670.000 mortes prematuras.
Recorrendo aos sistemas de monitorização da qualidade do ar instalados pelo Governo, a aplicação disponibiliza em tempo real as fontes emissoras de gases com efeito de estufa em todo o território chinês, identificando os culpados com círculos laranja no mapa.
Embora a China tenha leis antipoluição bastante restritas – a violação de algumas destas leis é mesmo punida com a pena de morte –, o seu controlo e aplicação são deficitários. Assim, na percepção de Ma, a opinião pública torna-se a melhor arma para combater a poluição.
Segundo escreve o Grist, a maior parte da poluição provém da actividade industrial chinesa e os principais poluidores são empresas estatais ou com fortes ligações aos governos locais.
Até agora, cerca de 10.000 chineses fizeram já o download da aplicação. Resta agora saber se a disponibilização destes dados vai surtir algum efeito sobre os maiores poluidores.
Foto: BrielleCardieri / Creative Commons