Nova campanha promove florestação no Concelho de Loulé



Com o objetivo de promover a florestação no concelho, a Câmara Municipal de Loulé acaba de lançar a campanha “Uma Árvore dá Vida”. A meta é plantar milhares de árvores no território até 2025, contando, para isso, com o apoio da população, que poderá solicitar aos serviços camarários espécies autóctones para plantação no seu terreno, jardim ou quintal.

Diretamente dos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os munícipes podem escolher entre o medronheiro (Arbutus unedo), a amendoeira (Prunus dulcis), a azinheira (Quercus ilex), a oliveira (Olea europaea), o plátano (Platanus), o sobreiro (Quercus suber), o carvalho (Quercus) e a alfarrobeira (Ceratonia siliqua), sendo esta a árvore com maior destaque por parte da autarquia, já que constitui uma excelente aliada no sequestro de carbono e, como tal, no combate às alterações climáticas.

Os interessados em fazer parte desta ação ambiental deverão inscrever-se até 20 de setembro, no seguinte formulário, solicitando as espécies autóctones pretendidas e indicando algumas informações relativas à sua plantação.

Está em curso a “Agenda Local de Sustentabilidade: Florestas, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do concelho de Loulé 2020-25”, um trabalho que assenta nos pressupostos de transformação da paisagem e mitigação da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, com ações para a salvaguarda do património natural. A campanha “Uma Árvore dá Vida” contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...