Nova espécie de ave descoberta na capital do Camboja (com FOTOS)
Equipas da BirdLife International, da Wildlife Conservation Society (WCS) e outros cientistas descobriram uma nova espécie de ave em Phnom Penh, capital do Camboja. “Desta vez, [a descoberta] não foi numa floresta remota e inexplorada, mas numa capital onde vivem 1,5 milhões de pessoas”, explica a portuguesa SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
A nova espécie foi baptizada de orthotomus chaktomuk e poderá ficar conhecida em português como o costureiro-do-camboja. Para além da capital, a nova ave foi encontrada nos arredores da cidade e numa zona em construção.
A confirmação oficial veio da LSU e da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, que desenvolveram os testes genéticos da nova espécie.
Apesar de só agora ter sido descoberta, os cientistas já alertam para o reduzido habitat da nova ave, tendo recomendado que esta fosse classificada de “quase ameaçada”, na Lista Vermelha da IUCN.
A expansão da cidade e a agricultura estão a colocar em perigo o habitat do costureiro-do-camboja. Nas últimas duas décadas, centenas de novas espécies de aves têm sido descobertas nesta região do globo, sobretudo devido à exploração de áreas até aqui remotas.