Nova espécie de caracol baptizada em homenagem ao casamento homossexual
Em Taiwan foi descoberta uma nova espécie de caracol terrestre e os cientistas resolveram baptizá-lo em nome do casamento de pessoas do mesmo sexo. Aegista diversifamilia foi o nome escolhido para a espécie hermafrodita.
O objectivo era escolher um nome que reflectisse “a diversidade de orientação sexual no mundo animal”, indica Yen-Chang Lee, co-autor do estudo que dá conta na nova espécie, publicado na revista científica Zookeys, escreve o Guardian.
Lee explica que a investigação que levou à descoberta da nova espécie coincidiu com a luta pelo direito ao casamento homossexual em Taiwan e outros países e, como tal, os cientistas decidiram reconhecer este direito através do nome do caracol. O direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo foi proposto em Outubro de 2013, mas a proposta acabou por ser arquivada.
“Decidimos que talvez seja uma boa ocasião para baptizar o caracol e perpetuar a luta pelo reconhecimento ao direito ao casamento homossexual”, indica o investigador.
O caracol, uma espécie terrestre endémica de Taiwan, era anteriormente encarada como um membro da espécie comum Aegista subchinensis. Mas em 2013, os investigadores descobriram diferenças morfológicas entre as duas espécies. Análises moleculares permitiram identificar o caracol como uma nova espécie.