Nova espécie de dinossauro descoberta nos Estados Unidos



Foi descoberto recentemente no estado do Montana, nos Estados Unidos, um fóssil do crânio de uma nova espécie de dinossauro com chifres. O fóssil data do período Cretácico Inferior e foi baptizado com o nome científico de Aquilops americanus.

O registro fóssil limitado de dinossauros do género Ceratopsia – do qual faz parte a nova espécie – tem dificultado os esforços científicos para reconstruir a evolução inicial deste género de dinossauros. Mas o crânio encontrado no Montana vem agora abrir novas portas para a investigação.

O estudo onde se dá a conhecer a nova espécie foi publicado na revista científica PLOS ONE, escreve a BBC, e, de acordo com os autores, este fóssil é o primeiro do género Ceratopsia descoberto em território norte-americano que os cientistas conseguiram identificar ao nível de espécie.

O fóssil do dinossauro, cujo nome científico significa “face de água americana”, está guardado no Sam Noble Oklahoma Museum of Natural History. O crânio distingue-se pelas características próprias, como um osso rostral proeminentemente curvado, formando uma estrutura em bico, e cavidades alongadas e pontiagudas na região das bochechas.

A cabeça do dinossauro é relativamente pequena, com cerca de 84 milímetros de comprimento. Os cientistas estimam que o dinossauro em questão fosse de um tamanho de um corvo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...