Nova espécie de golfinho-corcunda descoberta
Depois de 17 anos de estudo, os cientistas concluíram que os golfinhos-corcundas que habitam as águas do norte da Austrália e da Nova-Guiné são únicos e devem ser classificados como uma espécie diferente: Sousa sahulensis.
De nome comum golfinho-corcunda-australiano, a nova espécie junta-se a outras três do género Sousa: o golfinho-corcunda-atlântico; o golfinho-corunda-indo-pacífico e o golfinho-corcunda-indiano. O nome científico da nova espécie refere-se ao Sahul Shelf, uma estrutura geológica debaixo de água que se estende desde o norte da Austrália até ao sul da Nova-Guiné.
E o que torna esta espécie diferente das outras? A característica distintiva mais óbvia é a barbatana dorsal mais baixa que os outros golfinhos do mesmo género, mas também a cor mais escura, refere o News from Science. Os investigadores não sabem ao certo quantos golfinhos-corcunda-australianos existem, mas suspeitam que sejam pouco mais de 1.000. Tal como outros golfinhos-corcunda, a nova espécie está ameaçada pelo desenvolvimento costeiro, os embates de navios e a caça ilegal e acidental.