Nova espécie de serpente descoberta no Brasil (com FOTOS)
Uma equipa de investigadores brasileiros descobriu uma nova espécie de serpente no Parque Nacional da Serra do Cipó, uma região de rica biodiversidade e que abriga três biomas: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Denominada atractus spinalis, a nova espécie foi encontrada debaixo de rochas e aglomerados de cupins no Cerrado, na Serra do Espinhaço, Minas Gerais – um estado de grande diversidade biológica, aliás.
O réptil pertence à família dipsadidae e mede cerca de 30 centímetros. Tem também cauda curta e coloração vermelha, com estrias escuras. De acordo com os investigadores, a espécie não oferece risco à saúde humana e é endémica da região.
Segundo o Planeta Sustentável, a espécie foi oficializada em Março de 2013, mas só agora foi divulgada – o estudo teve o apoio da Fundação Grupo Boticário de Protecção à Natureza, uma das primeiras instituições ligadas à iniciativa privada e voltada para a conservação da natureza, no Brasil. E financiada pelo grupo Boticário, o que prova que as empresas têm um papel activo na protecção ambiental, directa ou indirectamente.
[nggallery id=870 template=greensavers]