Nova espécie de vespa recebe nome de personagens da saga Harry Potter
Foi descoberta uma nova espécie de vespa na Tailândia, na região de Mekong. A descoberta foi feita por investigadores do Museum für Naturkunde, o museu de história natural de Berlim, que permitiram aos visitantes escolherem o nome da nova vespa entre várias opções. Uma delas era “Ampulex dementor”, que acabou por ser a mais escolhida, devido à ligação do nome dementor com as personagens da saga Harry Potter.
No mundo mágico imaginário que a escritora J.K.Rowling criou, os dementores são criaturas sem alma, que sugam a felicidade, e por vezes até a alma, das vítimas. Tal como estas criaturas imaginárias, a nova espécie de vespa rouba os sentidos às suas vítimas, transformando-as numa espécie de ‘zombies’ – daí que um dos nomes passiveis de ser dado à nova espécie fosse “Ampulex dementor”.
Esta nova vespa caça principalmente baratas, injectando-lhes uma neurotoxina no abdómen. Depois de injectada, a barata consegue continuar a mexer-se, mas perde o sentido de direcção, o que a torna numa presa fácil para a vespa. Além desta ferramenta, a vespa tem ainda outra táctica de caça ardilosa – a capacidade de se disfarçar de formiga e imitar os seus movimentos, escreve o Tree Hugger.
Os investigadores responsáveis pela descoberta esperam que a escolha do nome desperte o interesse do público e envolva mais pessoas não só na aprendizagem de espécies mas também na protecção dos habitats naturais. Em 2014 foram descobertas 139 novas espécies na região de Mekong.