Nova espécie de sapo “chocolate” descoberta na Nova Guiné surpreende cientistas

Cientistas do Museu de Queensland anunciaram o recém-descoberto (e batizado) sapo de chocolate. Esta adorável criatura vive em áreas quentes e pantanosas da Nova Guiné, de acordo com um artigo publicado recentemente no Australian Journal of Zoology.

Oficialmente, o sapo chama-se Litoria mira. Mira significa surpresa em latim, que é como os cientistas se sentiram quando identificaram o anfíbio.
“O que é um pouco surpreendente sobre esta descoberta é que a conhecida e comum rã verde da Austrália tem um parente há muito esquecido que vive nas florestas tropicais da Nova Guiné”, disse Paul Oliver, o principal autor do jornal, que trabalha para ambos o Queensland Museum e a Griffith University.

“O parente mais próximo conhecido de Litoria mira é a rã verde australiana. As duas espécies são semelhantes, exceto que uma geralmente é verde, enquanto a nova espécie geralmente tem uma adorável coloração chocolate.”

Os investigadores suspeitam que os sapos de chocolate podem ser comuns na Nova Guiné. Como grandes áreas do país não foram exploradas por cientistas, é provável que mais espécies estejam vivendo sob o radar, sem serem detectadas e classificadas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...