Nova ferramenta está a estudar os furacões diretamente do seu interior (vídeo)



A Saildrone Inc. e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) desenvolveram em conjunto uma nova ferramenta que recolhe dados durante 24 horas, diretamente do interior dos furacões, sendo o principal objetivo estudar estes fenómenos de maneira a melhorar a sua previsão e a salvar o máximo de vidas possíveis.

Num vídeo, disponibilizado recentemente, o Saildrone Explorer SD 1045 mostra-se no interior do Furacão Sam, de categoria 4, no meio do oceano Atlântico, a enfrentar ventos a mais de 193 quilómetros por hora. Este veículo foi construído de forma a suportar condições extremas e grandes rajadas de vento, ao mesmo tempo que permite recolher dados científicos em tempo real.

“O Saildrone está a ir onde nenhum navio de investigação jamais se aventurou, navegando diretamente no olho do furacão, recolhendo dados que irão transformar a nossa compreensão acerca destas poderosas tempestades”, afirma o CEO da Saildrone, Richard Jenkins.

O SD 1045 integra um grupo de cinco saildrones que vão operar no Atlântico durante a temporada de furacões. As informações são fornecidas diretamente ao Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico e ao Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico, da NOAA.

Greg Foltz, cientista da NOAA, explica que “A rápida intensificação, quando os ventos dos furacões aumentam em questão de horas, é uma ameaça séria para as comunidades costeiras. Os novos dados vindos dos saildrones e de outros sistemas que a NOAA está a usar irão ajudar-nos a prever melhor as forças que impulsionam os furacões e a alertar as comunidades com antecedência”.

Pode assistir aqui ao vídeo mencionado:





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...