Nova ferramenta permite saber a pegada de carbono das suas despesas

A partir de agora os utilizadores da moey! vão poder calcular a pegada de carbono das suas próprias despesas. A solução de banca digital do Crédito Agrícola acaba de lançar a funcionalidade moey! Green, na qual os clientes podem conhecer uma estimativa e ficar mais conscientes do impacto que as suas compras têm no meio ambiente.

A inovadora funcionalidade, disponível na app, permite visualizar a Pegada de Carbono estimada dos clientes em todas as contas bancárias integradas na app moey!, por transação, por categoria de despesa e por mês, a qual é exibida em quilogramas de CO2e (equivalência de dióxido de carbono) e cujos cálculos das emissões incluem os gases com efeito de estufa incluídos no Protocolo de Kyoto. São estes gases nocivos o Dióxido de Carbono (CO2), o Metano (CH4), o Óxido Nitroso (N2O), os Hidrofluorcarbonos (HFCs), os Perfluorocarbonos (PFCs) e o Hexafluoreto de enxofre (SF6).

Para o cálculo da estimativa da pegada de carbono, a moey! utiliza um serviço da fintech Meniga, chamado “Carbon Insight”. Este contém uma estimativa da pegada de carbono de cerca de 80 categorias, e foi criado para capacitar as pessoas em questões ambientais, ajudando-as a tornar-se mais conscientes da sua própria pegada e dando-lhes a conhecer a sua composição por categorias de gastos.

Para aceder a esta nova área da app, o cliente apenas precisa de aceder aos Stats e clicar no símbolo de uma folha no canto superior direito do ecrã. A moey! Green disponibiliza ainda dicas sobre como podem os clientes tornar-se mais amigos do ambiente e alterar alguns dos seus hábitos de consumo, seja nas suas próprias casas ou fora delas, nomeadamente, comprar eletrodomésticos com uma boa eficiência energética ou substituir lâmpadas incandescentes por outras mais eficientes.

“Estamos conscientes do papel de relevância que as instituições financeiras devem assumir no combate às alterações climáticas e, é neste âmbito, que surge esta nova funcionalidade. A moey! Green tem como objectivo consciencializar os utilizadores para a sua Pegada de Carbono, convidando-os a repensar hábitos e comportamentos, para que possam reduzir o seu impacto ambiental, e garantir um futuro mais sustentável.” afirma Ricardo Madeira, Director de Inovação e Digital do Crédito Agrícola.

Pode ver um exemplo de utilização da nova funcionalidade, em baixo:



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.