Nova geração de aviões gasta menos 25% de combustível
Foi apresentado no Salão Aeronáutico de Paris, em França, a nova geração de aeronave DA36 E-Star 2, que se encontra equipada com um sistema de propulsão híbrido-série e encontra-se adequada para uso comercial. O avião foi desenvolvido pela Siemens, EADS e Diamons Aircraft e possibilita uma descolagem eléctrica silenciosa e redução de 25% no consumo de combustível e emissões de CO2.
Os testes preliminares do novo avião foram terminados já em 2011, tendo a aeronave concluído, com sucesso, o seu vôo inaugural, com a duração de uma hora, no aeródromo de Wiener Neustadt, na Áustria.
Com um novo sistema integrado de accionamentos, por exemplo, a Siemens conseguiu reduzir em 10 kg o peso em vazio do planador motorizado, quando comparando com o seu antecessor (2011). Isto significa que a aeronave passou a possuir a capacidade e autonomia real que se espera de um avião comercial.
Segundo a Siemens, a hélice da aeronave é electricamente accionada por um sistema híbrido, com apenas 13Kg e constituído por um sistema de propulsão integrado e um gerador alimentado por um pequeno motor Wankel, da Austro Engine.
O sistema de propulsão do DA36 E-Star 2 fornece uma potência de 80 kW durante a descolagem, e uma potência contínua de 65 kW. A 5 kW/kg, a potência contínua específica representa o dobro da verificada no primeiro protótipo, sendo ainda cerca de cinco vezes maior do que a de um motor eléctrico industrial típico.
A energia adicional para a descolagem e subida é fornecida por uma bateria, recarregável durante a velocidade de cruzeiro, da EADS Innovation Works (IW), a rede de tecnologia e pesquisa corporativa da EADS.
Durante o Salão Aeronáutico de Paris foi ainda confirmada uma cooperação mais próxima entre a Siemens, EADS e a Diamond Aircraft para o desenvolvimento de uma nova aeronave híbrida eléctrica.