Nova iniciativa da REN sensibiliza jovens para as questões ambientais

A REN (Redes Energéticas Nacionais) lançou esta manhã a iniciativa de carácter pedagógico “Heróis de toda a espécie”, uma acção que conta com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direcção-Geral da Educação e que tem o objectivo de sensibilizar as comunidades para a protecção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Dirigida a crianças do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, esta iniciativa procura formar “verdadeiros embaixadores para esta causa”, explica a REN em comunicado. Concebida para complementar os programas escolares, este programa utiliza uma abordagem interactiva e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos. O programa arrancará com o início do ano lectivo, em Setembro.

Através do site www.heroisdetodaaespecie.pt, os interessados podem aceder a vários conteúdos ligados ao projecto, desde jogos educativos, curiosidades e notícias. Os conteúdos foram desenvolvidos pela Consulai e BIO3, contando ainda com o apoio técnico da Quercus.

“Este projeto é mais uma demonstração do forte compromisso da REN com a preservação da biodiversidade. O programa foi desenvolvido com o objectivo de educar os mais jovens, dando-lhes ferramentas e sobretudo conhecimentos para fomentar uma atitude e compromisso de protecção e preservação das espécies mais ameaçadas. É importante que, desde cedo, se aprenda a conciliar o desenvolvimento económico e social com o respeito pelo equilíbrio e dinâmica do nosso ambiente”, explicou em comunicado João Faria Conceição, administrador-executivo da REN.

Este ano, as espécies em destaque são a águia-de-bonelli, a cegonha-preta, o lobo-ibérico, o sobreiro, o azevinho e o medronheiro, sendo estas as figuras centrais de todas as acções e actividades a desenvolver. No futuro serão adicionadas novas espécies animais e vegetais.

Esta iniciativa vem reforçar a parceria estabelecida entre a REN e o ICNF em 2008, no âmbito do programa Business & Biodiversity, promovido por Portugal no âmbito da Presidência portuguesa da UE. As parcerias para a biodiversidade são projectos conjuntos entre empresas, organizações não-governamentais e entidades públicas, que visam reforçar os instrumentos económicos de conservação da biodiversidade através de acções conjuntas de gestão.

Esta parceria prevê a implementação do projecto Heróis de toda a espécie mas também a adesão deste projecto à marca Natural.PT, iniciativa do ICNF destinada a representar um produto, ou projecto, associado ao património natural nacional de excepção.

Deixar uma resposta

Patrocinadores