Nova Iorque: barco transformado em casa flutuante auto-suficiente (com FOTOS)
Acredite ou não, é perfeitamente possível viver fora da rede eléctrica numa cidade como Nova Iorque. No Gowanus Canal, onde existe uma série de casas flutuantes, uma delas é totalmente auto-suficiente. The Jerko é um eco barco que serve de lar energeticamente eficiente a Adam Katzman, de 29 anos.
Katzman comprou o barco por apenas €0,80 (R$ 2,30) e tratou de o remodelar com materiais recuperados. Hoje produz uma pequena quantidade de electricidade com painéis solares instalados no telhado, suficiente para as suas necessidades diárias. A água corrente é fornecida por um sistema de recolha da chuva, que flui para dentro de um sistema de filtros, fornecendo água suficiente para uma ou duas pessoas por dia.
Katzman prepara as suas refeições numa pequena cozinha com um fogão solar parabólico, cultiva os seus legumes e ervas num sistema de horta interior e faz compostagem com tudo. Instalou também um jardim flutuante, completo com um filtro de bambu natural, que ajuda a oxigenar a água suja.
Segundo o Inhabitat, o barco tem 33 m2 de área, comparável aos típicos estúdios de Nova Iorque.
Apesar de ser completamente auto-suficiente e não usar qualquer tipo de recurso da cidade, as autoridades não encaram com bons olhos a habitação flutuante. Consideram que o canal não é seguro para se viver e que, além disso, a estrutura não passaria nas inspecções da cidade.
Sendo ou não legal, The Jerko é sem dúvida uma inspiração de auto-suficiência e ecologia no meio de uma grande cidade poluída.