Nova Iorque: há quatro humanos para cada rato



Ao contrário dos que os nova-iorquinos pensam, existem apenas 2 milhões de ratos e ratazanas em Nova Iorque, um número muito inferior ao dos humanos: 8,4 milhões. As conclusões são do especialista em estatística Jonathan Auerbach, que explica que, ainda que ligeiramente imprecisas, as suas contas são mais verosímeis do que aos do New York Post – que afirma existirem quatro milhões de ratos em Nova Iorque – e do senso comum – há tantos ratos como pessoas na Grande Maçã.

É verdade que, diz a lenda, não é preciso passar muito tempo na cidade norte-americana para que um rato passe por nós, seja no metro ou rua. Mas não existem tantos como poderíamos pensar.

Segundo Auerbach, citado pelo Smithsonian, a forma mais realística de perceber quantos ratos existem em Nova Iorque seria capturá-los, coloca-los um chip e libertá-los. Quando os pesquisadores os recapturassem, eles percebiam quantos tinham sido “tagados” e fariam a extrapolação para a população real. No entanto, esta sugestão foi imediatamente rejeitada pelo Departamento de Saúde da cidade.

Assim, o autor lançou uma linha telefónica para reportar aparecimento de ratos, e foi aí que chegou ao número de 2 milhões.

Recentemente, os nova-iorquinos tiveram outra boa notícia. Bem, na teoria. Ao contrário do que também se pensava, a cidade não é a que tem uma maior comunidade roedora. Segundo a empresa de controlo de pestes Orkin, Chicago, Los Angeles e Washington DC têm mais ratos que Nova Iorque.

Foto: Ludovic Bertron / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...