Nova Iorque: novo mayor quer acabar com os passeios de charrete



O novo mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, quer acabar com a tradição secular dos passeios de charrete na cidade. Esta segunda-feira, Blasio reiterou que uma das primeiras acções que vai tomar é cumprir a promessa eleitoral de retirar os cavalos das ruas de Nova Iorque.

“Vamos livrar-nos das charretes de cavalos, ponto”, afirmou o novo mayor que iniciou funções a 1 de Janeiro, refere o Huffington Post. Segundo Blasio, esta indústria é uma forma de crueldade animal.

Porém, se durante anos os defensores dos direitos dos animais protestaram contra a circulação de carruagens em Manhattan, que remonta a 1858, os condutores das charretes afirmam que os animais são bem tratados e que há outros interesses associados à intenção de proibir a circulação destes veículos.

“Os cavalos não pertencem a uma cidade congestionada e com design urbano, onde respiram constantemente a poluição e circulam entre o tráfego perigoso”, defende o NYCLASS, um dos grupos de defensores dos animais que quer acabar com a prática.

“As pessoas passam, vêem os cavalos e pensam que é um tipo de escravatura. Mas não sabem realmente que esta é a vida de um cavalo”, afirma Fred Leite, um condutor destas carruagens. “Os cavalos são fortes, são saudáveis e trabalham para viver. Se não fizerem isto, ficam deprimidos”, argumenta.

Caso os planos de Blasio sejam implementados, os condutores das charretes irão para tribunal. “Isto não acabou”, assevera Christina Hansen, condutora de charrete e porta-voz destes profissionais. “Não se podem livrar de uma actividade que é perfeitamente legal e bem regulamentada…só porque meia dúzia de pessoas não gostam”.

Alguns condutores duvidam ainda dos verdadeiros motivos por trás da proibição que querem implementar. “Há um grupo de pessoas que está a alimentar este disparate. A pessoa que está a financiar esta campanha é um indivíduo com interesses”, afirma Dave Koch, outro condutor. “O nome dele é Steve Nislick [co-fundador e presidente do NYCLASS]. Ele está interessado em comprar o terreno onde os estábulos estão localizados, perto do Javits Center, para construir hotéis”, afirma Koch.

Segundo o New York Post, o NYCLASS gastou €564,3 mil para atacar a campanha da rival de Blasio, Christine Quinn, que era apoiante das charretes nas ruas de Nova Iorque. A intenção de acabar com as carruagens puxadas por cavalos for implementada, o novo mayor de Nova Iorque pretende substituir estes veículos por carros eléctricos vintage, que serão conduzidos pelos profissionais que agora conduzem os cavalos.

Foto:  Gane / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...