Nova Iorque: telhados verdes estão repletos de fungos
Se pensa que a quantidade de fungos presentes no seu frigorífico é impressionante, espere até ouvir falar nos que foram encontrados nos telhados verdes de Nova Iorque. Investigadores realizaram testes nos telhados em cinco zonas da cidade e descobriram que eles abrigam prósperas colónias de vários tipos de fungos.
Os investigadores analisaram a composição do solo de 10 telhados verdes, comparando-os a comunidades de fungos encontrados em cinco parques da cidade de Nova Iorque, incluindo o Central Park e o High Line.
Apesar de terem uma má reputação, estas comunidades de fungos podem na verdade mostrar-se benéficas na remoção de poluentes do ar e ajudar no escoamento de águas fluviais. “Descobrimos que os telhados verdes abrigam uma comunidade de fungos diversificada, com vários deles pertencentes a grupos capazes de sobreviver em habitats perturbados e poluídos”, explicaram os investigadores na PLOS ONE.
Os fungos presentes nos telhados verdes são distintos dos encontrados nos parques da cidade, sendo que apenas 54% dos que estão nos telhados também estão nos solos dos parques, de acordo com o Inhabitat.
Embora os solos dos parques tenham revelado uma maior produção de biomassa de micróbios, os altos níveis de metais pesados e as baixas bases de cálcio, potássio e magnésio tornam-nos perigosos se consumidos em grandes quantidades.
O estudo sugere essencialmente que os fungos que vivem nos telhados verdes da cidade são capazes de proporcionar benefícios ecológicos subestimados, não encontrados nos jardins.
Foto: Sob licença Creative Commons