Nova Iorque vai ter programa que troca lixo por alimentos
Várias cidades estão a implementar projectos que incentivam as pessoas a reciclar através de um bónus, quase sempre ligado à alimentação. Um dos casos mais conhecidos é este projecto, desenvolvido na Cidade do México.
Agora, a ideia chegou a Nova Iorque, com um pequeno retoque: o que está em causa é a separação de resíduos orgânicos. Em troca destes, quem participar receber frutas e vegetais frescos.
O programa chama-se Hello Compost, foi idealizado por estudantes da escola de design Parsons e destina-se a famílias com baixos rendimentos que moram na cidade. Numa primeira fase, os organizadores vão distribuir sacos do lixo resistentes, para impedir a proliferação do mau cheiro. Todos os resíduos orgânicos separados valem comida.
A iniciativa tem como parceiro o Project EATS, uma rede de hortas e agricultores urbanos dentro da cidade. São eles quem recebem as bolsas das famílias participantes, as pesa e oferecem os respectivos créditos (equivalente ao peso de cada saco), que podem ser usados para comprar comida que produzem.
A grande preocupação destas famílias é a garantia de alimentos a cada mês, e isso pode ajudar a mudar as mentalidades. Neste caso, as associadas à reciclagem.
Paralelamente, o Hello Compost promove o consumo de frutas e verduras e a adopção de hábitos alimentares mais saudáveis, como explica o Planeta Sustentável.
Foto: Sob licença Creative Commons