Nova janela permite a circulação do ar mas não do som (com FOTO)



Abrir as janelas de casa é óptimo, principalmente nas noites quentes de Verão, mas só até se começarem a ouvir os ruídos incomodativos que vêm da rua. Finalmente, uma equipa de engenheiros sul-coreanos está a usar meta materiais acústicos para criar uma janela que reduz o barulho vindo do exterior, ao mesmo tempo que permite a entrada de ar para dentro de casa.

O estudo, publicado no arXiv, propõe uma janela que consiste numa “matriz tridimensional de fortes ressonadores de difracção, com vários buracos centrados em cada ressonador”. De acordo com os autores, o projecto original é capaz de filtrar ruídos indesejados, ao mesmo tempo que permite a livre circulação do ar.

“Foram aplicadas às janelas ondas de som de 80 dB numa frequência entre 400 e 5.000 Hz”, escrevem os investigadores. “Verificou-se que o nível de som foi reduzido em cerca de 30-35 dB neste intervalo de frequência com a janela de 20 milímetros e em cerca de 20-35 dB na frequência de 700-2.200 Hz com a janela de 50 milímetros.”

Os resultados são cerca de 5 dB melhores do que com uma janela padrão de vidro duplo, revela a Earth Techling.

Os ressonadores conseguem deixar passar o ar mas não o som, porque quando o som passa através dos orifícios de ar, as ondas sonoras são fortemente difractadas em todo o volume do ressonador e muito pouco som consegue passar directamente através dos orifícios. Além disso, os ressonadores fazem com que o ar tenha compressibilidade negativa numa faixa de frequências bastante mais ampla.

A tecnologia é bastante simples e, na verdade, é apenas ligeiramente diferente da que utilizam as janelas já em uso, pelo que pode não demorar muito até ficar disponível.

foto





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...