Nova ponte do Porto será de uso exclusivo do metropolitano (mas terá vias cicláveis e pedonais)
Foi hoje lançado o concurso público internacional de conceção de uma nova ponte sobre o rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, que será de uso exclusivo do metropolitano, tendo ainda vias pedonais e cicláveis.
A nova ponte vai ligar o Campo Alegre (entre a Faculdade de Letras e a Faculdade de Arquitetura), no Porto, à VL8 (junto ao Arrábida Shopping), em Vila Nova de Gaia, e terá um custo estimado de 50 milhões de euros.
Ao abrigo do concurso de ideias para a nova ponte, os projetos submetidos até julho de 2021 cujos estudos prévios fiquem classificados nos três primeiros lugares, receberão prémios entre os 50 e os 150 mil euros. Os mesmos serão avaliados por um júri, composto por 11 elementos, entre eles os arquitetos Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, Inês Lobo e os engenheiros Júlio Appleton e Rui Calçada.
O projeto vencedor será conhecido no segundo semestre deste ano, e após concurso público para a construção, as obras deverão ter início nos primeiros meses de 2023.