Nova tarântula brasileira baptizada em homenagem a John Lennon
Investigadores brasileiros descobriram uma nova espécie de tarântula caranguejeira na Amazónia e decidiram-se baptizá-la de Bumba Lennoni, em homenagem ao cantor e ex-Beattle John Lennon.
Ídolo dos biólogos Alexandre Bragio Bonaldo e Laura Tavares Miglio, do Museu Paraense Emílio Goeldi e de Fernando Pérez-Miles, da Universidade da República, de Montevideu, Uruguai, Lennon partilha o nome da nova tarântula com a tradição do boi-bumbá, do foclore brasileiro – e daí a designação de bumba.
“O nome específico foi dado em homenagem a John Winston Lennon, o lendário criador dos Beatles, que contribuiu para fazer do mundo um lugar mais gentil”, escreveram os autores no estudo, publicado na semana passada no periódico ZooKeys.
Segundo o Planeta Sustentável, a nova espécie foi capturada em Caxiuaná, no Pará. Ela diferencia-se das outras já descobertas por um conjunto de características específicas, como o formato dos palpos, estruturas utilizadas na reprodução. “Estes animais copulam com o palpo, localizado perto da boca, e têm estruturas específicas neles que se encaixam na genitália da fêmea. Cada espécie tem um tipo de modificação, por isso essa característica ajuda a determinar a espécie”, disse Alexandre Bonaldo ao site de Veja.