Nova tecnologia da Nissan assume volante quando automóvel vai bater



Há alguns anos que as construtoras automóveis estão a pesquisar formas de tornar os carros menos vulneráveis ao erro humano, quer pela instalação de sensores de estacionamento ou faróis que se ligam e desligam automaticamente, por exemplo.

Há outros casos: a Volkswagen já tem carros com piloto automático temporário, a Volvo lançou sistemas de assistência em engarrafamentos e a Cadillac tem o Super Cruise Control.

As questões de segurança não estão a ser ignoradas, como confirma a nova tecnologia que a Nissan está investigar, o Autonomous Emergency Steering System. Esta tecnologia está desenhada para assumir o controlo do automóvel quando uma colisão está iminente.

O sistema procura, em primeiro lugar, ajudar o condutor a evitar bater noutro carro – ou em objectos – em situações em que não basta travar. Segundo a Nissan, estas condições incluem “intrusões repentinas na estrada, em áreas de velocidade reduzida”, ou quando o condutor não tem noção do tamanho do engarrafamento e, assim, não reduz a velocidade.

Os carros equipados com este sistema terão um radar frontal com uma câmara de vídeo, quatro radares laterais – um para cada lado – e cinco scanners laser à volta do veículo. Esta combinação dá-lhe uma visão 360 de tudo o que se passa na estrada e vias paralelas.

Se a tal colisão puder ser evitada, o sistema avisa o condutor do perigo iminente. Depois, ele próprio trava. Caso a travagem não seja suficiente, o sistema procura vias alternativas para levar o carro – onde outros veículos e pessoas não estejam presentes – e vira o veículo para a segurança.

A nova tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, mas uma primeira versão base poderá ir para a estrada já no início de 2013.





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