Nova tecnologia poderá salvar milhares de cangurus de serem atropelados



A Volvo está a testar uma nova tecnologia desenhada para evitar que cangurus sejam atropelados por carros. A tecnologia baseia-se em sensor que detecta os animais que estão perto de uma determinada estrada ou, inclusive, no meio das faixas de rodagem.

Testada inicialmente na Suécia, os sensores já detectam animais como renas, alces ou vacas. Mas será na Austrália que o sistema será mais bem-vindo, uma vez que cerca de 20.000 cangurus morrem, todos os anos, vítimas de atropelamentos de veículos.

O sensor está instalado na grelha do carro e, ajudado por uma câmara presente no pára-brisas, tenta detectar animais que estejam na estrada – animais mas também outros veículos, bicicletas e pedestres.

Tanto o sensor como a câmara estão ligados ao sistema computacional do veículo e podem, a qualquer momento, accionar os travões. Segundo a Volvo, bastam 0,05 segundos para o computador de bordo reagir à detecção de um animal ou objecto – o ser humano, caso esteja atento, pode reagir, no mínimo, em 1,2 segundos.

“Os travões podem ser accionados em milissegundos, muito mais rápido que a reacção humana”, explicou o engenheiro de segurança da Volvo, Martin Magnusson, num comunicado enviado à imprensa. “ E estamos só no início do que pode ser feito”.

Os cangurus são  especialmente difíceis de monitorizar, devido aos seus movimentos pouco comuns, daí a Volvo estar a melhorar o sistema para permitir que este seja exportado para Down Under.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...