Nova tecnologia recicla a 100% embalagens da Tetra Pak



A Stora Enso Barcelona desenvolveu uma nova tecnologia que permite que as embalagens da Tetra Pak sejam recicladas na totalidade, com o aproveitamento de todos os componentes, como o plástico, convertido em energia, e o alumínio, “recuperado com grande pureza”.

Segundo um artigo da agência Lusa, citado pelo Público, a nova tecnologia, designada de pirólise, envolve a decomposição por acção do calor, na ausência de oxigénio, numa câmara com movimentos semelhantes a uma máquina de lavar. O plástico e o alumínio são então separados, a altas temperaturas.

As matérias-primas com origem na reciclagem de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) são usadas para o fabrico de cartão na Stora Enso. Agora, a empresa de Barcelona, na Espanha, vai reaproveitar cerca de 1250 toneladas de alumínio, das 60 mil embalagens utilizadas anualmente, para gerar 20% da energia que a fábrica necessita.

O gerente da Stora Enso, Juan Vila, afirma que o polietileno, convertido em vapor, tem o mesmo poder calorífico que o gás natural. É uma “tecnologia simples”, que está em fase de prova, depois de o processo ter começado no Verão passado, com uma versão-piloto, com capacidade para mil toneladas de embalagens.

Dez por cento das embalagens da Tetra Pak que a Stora Enso recebe para reciclagem provêm de Portugal. A nível europeu, uma média de 34% das embalagens da Tetra Pak são reciclaras após o seu uso.

“Em linha com o seu posicionamento ambiental, a Tetra Pak tem tido um papel muito activo em estimular o desenvolvimento de novas tecnologias complementares aos processos existentes de reciclagem das suas embalagens”, explicou Vera Norte, directora de comunicação da Tetra Pak.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...